Unesc movimenta inovação e desenvolvimento com projetos de incentivo aos estudantes e comunidade

A Unesc movimenta um projeto inédito que marca um novo momento da instituição. Entre as peças que formam esse projeto está a contínua utilização de espaços diferenciados preparados para o processo criativo colaborativo, os chamados Hubs de Inovação, como o Talent Lab, o crescimento do protagonismo estudantil por meio de projetos como o Movimento Empresa Júnior (MEJ), a criação do Pin!, o projeto de valorização de histórias inspiradoras com personagens de diferentes espaços da Universidade ou ainda a incubação de novos negócios na Incubadora Tecnológica da Universidade.

Além desses, soma-se ao projeto a parceria com o setor produtivo no Unesc Labs, projeto que promove interligação entre comunidade acadêmica e empresas com investimento em bolsas e horas docentes, tendo contrapartida a participação da expertise acadêmica na busca de soluções para as situações-problema. Completando o conjunto de ações está uma das principais ações institucionais: a implementação de um novo formato pedagógico para os cursos de graduação com olhares voltados ainda mais à conexão com o setor produtivo, setor público e sociedade, a Graduação Multi 2022.

Com olhares voltados ao futuro da educação superior, a Unesc inicia já neste primeiro semestre a Graduação Multi 2022, um projeto inovador que propõe ainda maior envolvimento dos estudantes, desde a primeira fase, na prática e na resolução de problemas reais. Ao reforçar a relação teoria-prática já valorizada na Universidade, a Graduação Multi envolverá os estudantes em seus futuros campos de atuação profissional a partir de aulas em diferentes formatos, aprimoradas com constantes provocações à busca de soluções inovadoras.

A proposta implementada foi estudada e analisada a fundo por toda a equipe de gestão, assessoria pedagógica e cursos de graduação de forma a qualificar os processos e proporcionar uma virada de chave com transição progressiva dentro da realidade de cada curso. Todo o processo, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, se baseia no objetivo de proporcionar um aprendizado duradouro, ainda mais preparado para o futuro e ao que o cenário exige.

As disciplinas dos 35 cursos presenciais foram repensadas de forma a potencializar o estímulo ao conhecimento por meio de processos inovadores. A nova proposta pedagógica adotada preza ainda mais pelo protagonismo e pela autonomia do estudante, sendo ele o corresponsável na construção do seu conhecimento. 

Ao perceber o estudante como indivíduo completo e multifacetado o novo projeto oferece ainda outro diferencial: a possibilidade de escolha do estudante das disciplinas que irão compor sua carga horária. Dentre as possibilidades estarão aulas sobre Vida e Felicidade, Raciocínio Lógico, Leitura e Escrita Acadêmica, Metodologias Ágeis e Gestão de Projetos, Inteligência Emocional, entre outras disciplinas ministradas em conteúdo virtual com objetos de aprendizagem interativos e com a mediação do professor. A proposta, dentro dos cursos presenciais, dá tom flexível que se encaixa na rotina do estudante.

A proposta adotada para integrar os cursos de graduação da Unesc a partir de 2022 defende o conceito de potencialização do que há de melhor também no espaço físico disponibilizado pela Instituição e nas metodologias que serão desenvolvidas pelos docentes. O cenário para essa mudança é o melhor possível. Isso porque a Unesc já conta com mais de 850 campos de estágio e cenários de prática, mais de 325 projetos de extensão com forte impacto comunitário e mais de 430 projetos de pesquisa que oportunizam a formação diferenciada.

 

Enviando Comentário Fechar :/