Quatro colaboradores ficaram entre os melhores do Prêmio Professora Odete Fátima Machado da Silveira

O trabalho de excelência desempenhado pelos profissionais da Unesc resultou em mais um reconhecimento. Desta vez, quatro colaboradores ficaram entre os melhores do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação/Professora Odete Fátima Machado da Silveira - Edição 2022, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), uma das 26 instituições vinculadas ao Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e responsável pela seleção de candidaturas na etapa estadual. 

Os profissionais reconhecidos na premiação são a reitora Luciane Bisognin Ceretta, na categoria Pesquisador Inovador no Setor Público; Oscar Rubem Klegues Montedo, na categoria Pesquisador Inovador no Setor Empresarial; Alexandre Gonçalves Dal-Bó, na categoria Pesquisador Destaque em Ciências Exatas; e Mayara Cardoso, na categoria Profissional de Comunicação.

A premiação é concedida para pesquisadores com destaque em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira, e aos profissionais que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a ciência, tecnologia, inovação e a sociedade, também estão sendo lembrados. 

Na categoria Pesquisador Destaque no Setor Público, foram reconhecidos profissionais com contribuição inovadora que tenham gerado políticas públicas, otimizado processos e fluxos, melhorado o desempenho organizacional do Estado, ampliando o acesso e direitos a bens públicos, democratizando a gestão, conferindo maior transparência à administração pública e contribuindo para a solução de problemas existentes na esfera pública. A categoria ainda se subdivide em Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Tecnologia. A reitora da Unesc, professora e pesquisadora Luciane Bisognin Ceretta, foi destaque com o trabalho “Tecnologias para apoio à gestão de saúde dos municípios catarinenses”.

Para chegar aos nomes vencedores da etapa estadual, a Fapesc contou com a participação das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs), responsáveis pelas indicações, e dos avaliadores, responsáveis pela seleção.

Na categoria Pesquisador Destaque no Setor Empresarial, foram premiados aqueles que produziram inovação com pedido de patente, de registro de modelo de utilidade, de registro de software ou de indicação geográfica, no Brasil ou no exterior, relativos ao produto ou processo inovador, além de ter promovido transferência de tecnologia ou a criação de novas empresas  e startups.

Conforme o professor e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), Oscar Rubem Klegues Montedo, o reconhecimento veio após análise do seu currículo e produções relativas à inovação, considerando patentes e interação com a indústria.

Para chegar à conquista, o professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), Alexandre Gonçalves Dal Bó, teve alguns trabalhos avaliados, entre eles: “A Obtenção de Novos Materiais Orgânicos para Confecção de Diodos Orgânicos Emissores de Luz (Oled's) e Células Solares” e o “Aperfeiçoamento de Sensores Térmicos para a Detecção de Pontos Quentes em Conectores Elétricos de Sistemas de Distribuição de Energia”.

A Agência de Comunicação da Unesc (Agecom) é conhecida pelo amplo trabalho multimídia que realiza na divulgação das ações realizadas pela Instituição. E foi com a matéria “Fruto das mais diferentes realidades, pesquisadoras da Unesc contribuem diariamente para o desenvolvimento da ciência”, que a coordenadora de redação, a jornalista Mayara Cardoso, foi selecionada uma das melhores na categoria Profissional de Comunicação.

A reportagem foi pensada para marcar o Dia das Meninas e Mulheres na Ciência, utilizando a data para enaltecer o trabalho desempenhado por elas, representando todas as profissionais da área, e incentivando cada vez mais meninas e mulheres a acreditarem que podem ser pesquisadoras também, tendo estas como exemplo.

 

 

Informações Assessoria de imprensa

Enviando Comentário Fechar :/