O projeto ACATE Campus visa a promoção do empreendedorismo e da inovação

Nesta sexta-feira (03/02), o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Iomani Engelmann, e o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, firmaram parceria para a realização do projeto ACATE Campus. 

O projeto, que tem previsão de ocorrer ao longo de três anos, visa a promoção do empreendedorismo e da inovação na Universidade Federal de Santa Catarina, proporcionando o desenvolvimento dos alunos e a transparência do conhecimento. 

A cerimônia de assinatura do compromisso ocorreu na Sala dos Conselhos da UFSC, e contou com a presença de vários representantes da ACATE, como o Vice-presidente de Talentos, Moacir Antônio Marafon; o Vice-presidente de Marketing, Walmoli Gerber Jr.; o Diretor Executivo, Gabriel Sant’Ana e João Vianney, Vice-Diretor da Vertical Educação ACATE.

Além de representantes da ACATE, estavam presentes na cerimônia outros nomes parceiros dessa iniciativa, como o superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, Jacques Mick; o diretor em exercício do Centro Tecnológico (CTC), Sérgio Peters, além de professores da Universidade e integrantes da equipe da Propesq.

A cerimônia de assinatura foi conduzida pelo Chefe de Gabinete da UFSC, professor Bernardo Meyer. Após uma rápida apresentação do projeto, o presidente da ACATE disse estar emocionado com a assinatura do convênio, lembrando que também é ex-aluno da UFSC. Iomani Engelmann afirmou que a Universidade tem grande destaque na área de pesquisa e é responsável pelo surgimento de empresas no Brasil e no exterior.

Como será o ACATE Campus
De acordo com o presidente da ACATE, um dos objetivos do acordo de cooperação é tornar-se um elo entre a pesquisa da universidade e o mercado, além de fomentar o empreendedorismo e criar novas oportunidades para os estudantes. 

Em Santa Catarina, boa parte das empresas de tecnologia foram fundadas por alunos egressos da UFSC. Por isso, o projeto busca fomentar ainda mais a formação de talentos para o meio tecnológico, uma vez que muitos estudantes poderão se tornar profissionais do setor ou fundadores de futuras empresas. 

Para  isso, está sendo criada uma jornada empreendedora, com conhecimento, mentoria, ferramentas e parcerias que possibilitem aos estudantes tirarem suas ideias do papel, transformando o conhecimento e as pesquisas em futuros negócios. 

Pelos termos do acordo, a UFSC deverá oferecer espaço físico para o projeto e mobilizar alunos, técnicos e professores para participar das atividades extensionistas promovidas. As atividades do projeto ACATE Campus serão desenvolvidas nos espaços do Ambiente de Desenvolvimento de Empreendimentos Inovadores (Novus), vinculado ao CTC.

Enviando Comentário Fechar :/