Portal Circulando.net esteve presente por meio do founder Ricardo Lopes, ajudando a fortalecer laços com o ecossistema de inovação da Serra Catarinense

Integrantes do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade e Inovação Social do Ecossistema Local de Inovação da região de Criciúma realizaram uma missão técnica a Lages com o objetivo de conhecer experiências inovadoras promovidas pelo Orion Parque Tecnológico e seus parceiros. A visita, organizada pelo Sebrae, por meio do consultor Celso André de Azevedo (Alcance Gestão Empresarial), permitiu o intercâmbio de ideias com projetos de referência em inovação social e desenvolvimento regional.

ELI Criciúma realiza missão técnica a Lages e fortalece laços com o ecossistema de inovação da Serra Catarinense

Durante a imersão, o grupo foi recebido por representantes do Orion Parque, entre eles a coordenadora de projetos Raiane Macedo e o presidente Thiago Mazuhy Andrade, que apresentaram as diversas iniciativas do parque, como a Trilha 4.0, programas de aceleração, capacitação e conexão de startups. A visita também incluiu apresentações de três projetos de impacto: o Banco da Família, representado por sua diretora Georgia Schmidt; o Projeto Semear, apresentado por sua coordenadora Ariane Machado Basquerote; e o Pacto pela Aceleração Territorial, apresentado por seu coordenador Fabiano Ventura dos Santos.

Essas iniciativas têm foco direto no fortalecimento comunitário e no desenvolvimento sustentável. O Banco da Família atua como uma instituição financeira, promovendo inclusão financeira e melhoria da qualidade de vida por meio do microcrédito orientado. O Projeto Semear desenvolve ações de apoio à agricultura familiar, segurança alimentar e educação ambiental. Já o Pacto pela Aceleração Territorial articula lideranças e agentes locais com foco em estratégias colaborativas para o desenvolvimento regional sustentável.

A empresa NDD, uma das residentes do Orion Parque e referência nacional em soluções de gestão documental e automação fiscal, também recebeu os visitantes. Seu diretor executivo, Raphael Santana, apresentou os pilares tecnológicos da empresa e os impactos positivos gerados por sua atuação dentro do ecossistema lageano de inovação.

A experiência foi marcada pelo acolhimento e pelo forte alinhamento entre propósito e prática. Um momento de encantamento e aprendizado, quando a comunicação clara e o comprometimento dos anfitriões reforçaram o potencial de cooperação entre os territórios”. A missão reforça o compromisso da governança do ELI com ações colaborativas, que já incluem a colaboração no planejamento do ELI Summit SC, cuja próxima edição ocorrerá em Criciúma, em 2026.

Participaram da missão, além de Azevedo, os membros do GT Sustentabilidade e Inovação Social: Elias Caetano (SINPLASC – Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul Catarinense), Gabriela Mariane dos Santos Carmo (Bairro da Juventude), José Carlos Virtuoso (UNESC), Maicon Jung Canever (ABADEUS – Centro de Inovação Social), Mila Del Priori (empreendedora), Ricardo Lopes (Portal Circulando.net, Plan Intermediação de Negócios e representante da SC ABCR) e Suzana Rempel (Usipe). Também integraram a comitiva, como convidados, Maria Antônia Denski Grings (Prefeitura Municipal de Criciúma), Tiago Cesconetto Roque (Marista Escola Social Irmão Walmir), Sara Cristine Denoni Ghedin (CRIO Criciúma), Jackie Mirandda (Noztechz e Casa da Fraternidade) e Marcelo da Silva (SENAC Araranguá).

 

Parque Orion inspira com modelo de gestão colaborativa e impacto regional

O Orion Parque, pioneiro da Rede Catarinense de Centros de Inovação, vem se consolidando como vetor de transformação econômica e social da Serra Catarinense. Com mais de 50 empresas vinculadas, programas robustos de incubação e parcerias institucionais estratégicas, o parque demonstra como é possível articular inovação, educação e desenvolvimento territorial de forma sinérgica.

A visita do ELI Criciúma a Lages revelou o potencial da troca interterritorial de experiências para fortalecer políticas públicas de inovação social e sustentabilidade. A missão técnica também reforçou o papel do Orion como referência estadual e nacional na construção de um ecossistema vibrante, conectado e comprometido com o futuro.

 

ELI de Criciúma avança com modelo de governança colaborativa e voluntária

O desenvolvimento socioeconômico e a promoção de um ambiente de negócios inovador na região de Criciúma estão sendo impulsionados por um efetivo modelo de governança colaborativa. A iniciativa, que compõe o Ecossistema Local de Inovação, articula lideranças do governo, de instituições de ensino e pesquisa, de empresas e da sociedade civil em um esforço conjunto para fortalecer as vocações econômicas do Sul catarinense.

“O coração do projeto é o engajamento voluntário de seus membros, que dedicam tempo e conhecimento para dinamizar o ecossistema, atrair novos parceiros e disseminar a cultura da inovação”, afirma o consultor do Sebrae, Celso Azevedo. Segundo ele, o maior ativo do projeto não está em estruturas físicas, mas na capacidade de colaboração entre os diferentes atores.

 

Informações e foto: Zeca Virtuoso

Enviando Comentário Fechar :/