Pesquisa de mapeamento de vagas da ACATE fez estimativa até 2023 em Santa Catarina
EMPREGO TECNOLOGIA PESQUISA
02/08/2021 12:28

O setor de tecnologia em Santa Catarina, considerado o 4º maior polo do Brasil em número de empresas, apresenta crescimento na geração de negócios e de empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Ainda que cresçam o número empresas e de vagas abertas, a falta de mão de obra qualificada é uma das principais dores que afetam os negócios do setor no estado. Através da pesquisa de mapeamento de vagas realizada pela ACATE, estima-se que, em 2021, existam 4.561 vagas abertas por empresas de tecnologia.

A pesquisa da ACATE também aponta que o número de vagas abertas para profissionais com perfil tecnológico crescerá nos próximos dois anos, sendo estimado 5364, em 2022, e 6687 vagas, em 2023. O índice crescente de vagas abertas também se refere especificamente aos cargos de desenvolvedores, que em 2021 estima-se que existam 2554 vagas abertas, enquanto em 2022 será pouco mais de 3 mil, e em 2023, serão 3745. Os DEVs Full-Stack, Back-End e Front-End são as funções mais demandadas pelas empresas catarinenses e representam mais de 50% das funções indicadas como necessárias pelos negócios.

A pesquisa de mapeamento de vagas foi realizada entre os meses de abril e maio, e ouviu empresas e estudantes da área de tecnologia de todo o estado. Ao todo, 228 empresas responderam à pesquisa, e mais de 170 estudantes de 11 instituições de ensino. Os dados foram analisados e obtidos através de um modelo estatístico aplicado para extrapolar o resultado de forma que represente toda Santa Catarina. O modelo estatístico foi proposto pelo Dr. Marcelo Menezes Reis, professor titular de estatística no departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa também foi realizada em parceria com as empresas Ação Júnior, de consultoria em gestão, e a Autojun, empresa júnior de desenvolvimento de estudos e pesquisas em controle e automação da UFSC.

Os indicadores obtidos servirão de base para que a ACATE e seu ecossistema articulem ações e parcerias estratégicas, por exemplo, com os governos estadual e federal, com a finalidade de promover soluções para as dores das empresas e o desenvolvimento dos negócios. 

Enviando Comentário Fechar :/