Santa Catarina recebeu um convite da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para acompanhar o grupo de trabalho que fará a prospecção de oportunidades comerciais

O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, representou o governador Jorginho Mello na terça-feira (2), em São Paulo, durante o Congresso Trade BR 2025. No evento, Santa Catarina recebeu um convite da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para acompanhar o grupo de trabalho que fará a prospecção de oportunidades comerciais decorrentes do Acordo Mercosul - União Europeia.
O convite foi feito pelo vice-presidente de Relações Internacionais da ACSP, Antonio Cotait Neto, durante reunião com representantes de câmaras bilaterais da Alemanha, Itália, Holanda e Portugal. O objetivo é que Santa Catarina esteja alinhada às estratégias que visam facilitar o acesso de empresas brasileiras ao mercado europeu, antecipando-se à possível assinatura do acordo prevista para este ano.
Porta de entrada via Portugal
Durante o encontro, a ACSP assinou um acordo de cooperação com a Associação Industrial Portuguesa (AIP) para transformar Portugal na porta de entrada preferencial de micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras na Europa. A intenção do governo catarinense é entender e replicar essa abordagem, conectando o setor produtivo do estado a essa logística facilitada.
A reunião técnica contou também com a participação de Marcos Troyjo, ex-negociador brasileiro do acordo nos anos 1990 e atual conselheiro global para internacionalização do Banco Europeu de Investimentos (BEI). A presença de Troyjo serviu para balizar as expectativas sobre o novo cenário econômico que deve se consolidar a partir de 2026.
Preparação para o futuro
Para Bornhausen, a participação no grupo é uma etapa de planejamento para que o estado não perca o momento da abertura comercial.

"A orientação do governador Jorginho Mello é estarmos atentos para buscar novos mercados. O Acordo Mercosul - União Europeia abre uma nova fronteira e Santa Catarina, pelos seus vínculos culturais e capacidade produtiva, precisa estar preparada para superar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirão", afirmou o secretário.

O evento foi organizado pelo Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), em parceria com a ACSP e a ApexBrasil.

 

Informações: Sicilia Vechi

Assessora de Comunicação

Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos

Enviando Comentário Fechar :/