Empresários de municípios do Meio Oeste catarinense conheceram melhor uma oportunidade para empresas e instituições desenvolverem inovação contando com o apoio de profissionais qualificados. O Programa Inova Talentos, uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), possibilita que profissionais graduados, com mestrado ou doutorado, atuem como bolsistas no desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI).
O encontro dos empresários com representantes da Fapesc e do IEL ocorreu quinta-feira, 11, no Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), em Joaçaba, e foi organizado pela Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc). Durante o evento, além da apresentação do edital 31/2021, o público pode acompanhar depoimentos de líderes de empresas participantes do Inova Talentos, como a Triton, de Joaçaba, a Schulz, de Joinville e a WEG, de Jaraguá do Sul.
A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, conta que o Programa existe há mais de 10 anos. “Ajudamos a mapear o profissional que a empresa precisa para desenvolver um projeto de PDI. Ele entra como bolsista e dessa forma, a empresa terá o capital humano com um talento renomado e com certeza, um retorno maior em produtividade e lucros. Essa parceria é surpreendente e depois do profissional passar pelo período de bolsista, temos registro de que 60% são contratados como CLT”, afirma. O profissional poderá atuar como bolsista por até três anos e o valor da bolsa varia conforme a qualificação profissional
A gerente executiva do IEL, Eliza Coral ressalta que o participante do programa recebe acompanhamento do Instituto, que ajuda a empresa a definir o escopo do projeto e aprovar junto ao parceiro, que pode ser Fapesc ou Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Além disso, o IEL dá apoio no recrutamento, seleção, desenvolvimento e aculturamento dos profissionais na empresa ou instituição. “O programa é espetacular para trazer pessoas qualificadas para desenvolver projetos dentro das empresas. Elas recebem uma bolsa, que não é de estudo e não tem vínculo trabalhista. A empresa pode selecionar talentos para projetos e depois inclusive, efetivar esse profissional. É uma forma de trazer um novo conhecimento para a companhia e dar oportunidade de inserção destes profissionais capacitados em diversos segmentos”.
O edital, é realizado em fluxo contínuo. Assim, os interessados podem submeter propostas a qualquer momento. Ele é voltado para empresas, Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) e entidades do Terceiro Setor sediadas em Santa Catarina. As propostas apresentadas podem ser de inovação em produtos, em processos, organizacional, em design, em marketing e em modelo de negócios.
Para participar do edital, é preciso primeiro registrar o interesse no programa junto ao IEL/SC, por meio do site http://ielsc.org.br/inovatalentos, que também fará a assessoria técnica e o acompanhamento da submissão da proposta na Plataforma de CTI da Fapesc.
Informações: Milena Nandi - Fapesc
Fotos: Milena Nandi/Fapesc e Allessandra Barros/Acioc
Circulando.net Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X