A iniciativa reconhece as Secretarias de Educação que desenvolvem boas práticas na área da alfabetização, de acordo com os critérios de avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Criciúma conquista categoria ouro do Selo Nacional Compromisso do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024. A iniciativa reconhece as Secretarias de Educação que desenvolvem boas práticas na área da alfabetização, de acordo com os critérios de avaliação do Ministério da Educação (MEC). O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola participou da solenidade de entrega do prêmio na última segunda-feira (10)

“Temos a honra de receber esse selo que destaca os esforços da cidade na implementação de políticas de alfabetização, incluindo a formação de professores e o aumento de turmas em tempo integral. Esse reconhecimento reflete o esforço conjunto para com o avanço da alfabetização na nossa cidade. Esse é um prêmio de toda a equipe da Secretaria de Educação do Município, e é um compromisso do governo municipal colocar a educação como prioridade”, destaca o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

O selo é uma das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), instituída pelo Ministério da Educação (MEC). A primeira edição ocorreu ano passado, e a seleção contou com a participação de 4.578 municípios brasileiros. Do total, apenas 2.595 conquistaram o selo de ouro, 1.062 receberam o de prata e 533 municípios o selo de bronze. Em Santa Catarina, das 217 cidades que firmaram o compromisso, 137 receberam o selo de ouro, 59 de prata e 21 de bronze. A categoria ouro é conferida às secretarias de educação que obtiverem pontuação entre 85 e 100 pontos nas normas e competências estabelecidas pelo MEC.

“O acesso à educação é um direito fundamental de toda criança. A Secretaria Municipal de Educação tem adotado ações para garantir que todos os alunos até o 2º ano do fundamental saibam ler e escrever, como a formação de professores e a implementação de avaliações de acompanhamento. Além disso, investimos em materiais didáticos de qualidade e ampliamos o número de turmas em período integral para as crianças do 1º ano”, pontua a secretária de educação, Geovana Benedet Zanette.

A articuladora municipal do programa em 2024, Gislene dos Santos Sala, enfatiza que o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é uma grande conquista para a rede municipal de Criciúma. “Reflete o comprometimento que assumimos em implementar ações para garantir o direito à alfabetização para todas as crianças. Atendemos a todos os requisitos do edital, comprovando que estamos no caminho certo nessa missão”, ressalta.

Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um emblema que reconhece o compromisso das gestões estaduais, municipais e distrital em garantir o direito à alfabetização das crianças. Os objetivos do selo estão alinhados com os compromissos do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O Selo avalia o desempenho das secretarias de educação em cinco eixos: Colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal); Institucionalização da Política de Alfabetização; Implementação da política de alfabetização; Implementação da política de alfabetização; Implementação das ações de formação docente e; Distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.

Criciúma com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Ministério da Educação que possui o intuito?de garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, também busca assegurar a recomposição das aprendizagens de crianças que tiveram o ensino prejudicado pela pandemia da Covid-19.

O CNCA estabelece metas e diretrizes para a alfabetização brasileira, além de oferecer apoio técnico e financeiro aos municípios.

Enviando Comentário Fechar :/