Ciclix é premiada por Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da USP

O Hospital das Clínicas da USP é um lugar amplo, com muitos prédios e corredores e, por isso, é muito comum que os pacientes se percam dentro dele, podendo gerar atrasos nas consultas, diminuição do NPS do hospital e, consequentemente, valores altos por conta do absenteísmo dos pacientes. Visando reduzir este problema, o InovaHC (Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas), junto com a plataforma Distrito e em parceria com a Claro e a Cisco, lançaram um desafio para resolução desta dor em específico. 

A startup Ciclix, incubada do MIDITEC e participante da Vertical Saúde da ACATE, foi uma das duas startups finalistas para este desafio. A Ciclix se destacou por oferecer uma solução inovadora que aborda diretamente um problema real enfrentado pelo Hospital das Clínicas da USP e receberá um fomento de R$ 100.000,00. Na visão do CEO da empresa, Edilberto Costa Neto, a premiação não só beneficia a rotina do hospital, mas também destaca a capacidade das startups de impactar positivamente setores críticos, como a saúde.

“Como empreendedor, todos os dias eu me pergunto: eu estou construindo algo relevante para a sociedade? O objetivo de um empreendedor deve sempre ter um propósito maior. E nós sempre tivemos esse propósito de trabalhar com rastreabilidade de pessoas, porque sabíamos que isso poderia transformar realidades”, afirma Edilberto. 

Durante a incubação no MIDITEC, a Ciclix teve contato com algumas tecnologias que iriam acabar por definir a trajetória da empresa. Edilberto conta que “quando iniciamos nossos trabalhos, em 2019, pouco se falava sobre IoT dentro dos hospitais. Foi durante nossa incubação que tivemos os primeiros contatos com o segmento de rastreabilidade e com profissionais da área da saúde. Com isso, vimos de perto a rotina dos hospitais, como trabalham os profissionais da área e sua realidade, o que nos fez adequar nosso produto para esse segmento específico”.  

O CEO ainda completa que toda a rede de contatos viabilizada pela participação em programas da ACATE, como as Verticais de Negócios e o programa de incubação, foram de suma importância para a empresa. “A ACATE realmente fomenta conexões e acelera negócios. Na Vertical Saúde, por exemplo, fazemos “matchs” entre as empresas que podem se ajudar, potencializando nossos negócios. As mentorias, metodologias e o acompanhamento do MIDITEC também foram muito importantes”.

Para o futuro, a Ciclix busca quebrar paradigmas e trazer ainda mais inovação para lidar, por exemplo, com cenários muito dinâmicos, como os setores de emergência dos hospitais, onde tudo acontece muito rápido. “Estamos passando por uma mudança de cultura bem forte, com introdução de novas tecnologias, e mudança de processos antigos para que esses se adequem a realidade dos profissionais de saúde. Mas nosso foco segue sendo o mesmo: nos tornarmos o braço direito das instituições de saúde.”

Fundado em 2015, o InovaHC busca viabilizar soluções e negócios inovadores que atendam demandas de saúde do HCFMUSP e do sistema de saúde, a partir de quatro grandes pilares: Promoção da cultura de empreendedorismo e inovação; Mapeamento de desafios; Co-desenvolvimento e validação de tecnologias; e Conexão entre os atores do ecossistema de inovação em saúde. Hoje, o InovaHC conta com três programas de inovação aberta para diferentes níveis de maturidade de negócios.

Edilberto ressalta por fim que a premiação foi muito importante para a história da Ciclix. “O HC é o maior complexo médico da América Latina e sempre foi uma referência em incubação e vitrine de tecnologias. O fato de nós termos sido selecionados foi uma conquista muito grande, é uma honra poder impactar várias vidas e fazer parte da história do Hospital, ficamos muito felizes realmente, e sabemos que isso vai potencializar muito o nosso negócio”. 

A Ciclix
A Ciclix é uma startup de rastreabilidade em tempo real para a área da saúde. Por meio da integração de tecnologia IoT e sistemas de localização em tempo real, a plataforma identifica com precisão a localização de pacientes e equipamentos, resultando na otimização e mapeamento eficiente de todos os procedimentos cotidianos de atendimento ao paciente. Isso significa que os pacientes podem ter uma visão clara de sua trajetória dentro da instituição, enquanto os profissionais de saúde têm acesso a todas as informações necessárias em um único local centralizado.

 

 

Informações: ACATE

Enviando Comentário Fechar :/