A equipe Unesc Tigers ficou em terceiro lugar no evento Reuni Challenge SC

Acadêmicos e professores da Unesc aceitaram o desafio da maior competição estadual de empreendedorismo universitário, o Reuni Challenge SC, e mostraram que o trabalho desenvolvido no campus dá ótimos frutos. A equipe Unesc Tigers levou a Universidade ao pódio como instituição de ensino superior não estatal mais empreendedora do estado e a segunda melhor universidade no quesito, após o encerramento do Reuni Challenge SC, na noite deste domingo (12/9).

No quadro geral do evento, que ocorreu de sexta-feira a domingo (10 a 12/9) de forma online e reuniu 44 equipes de 32 instituições de ensino superior, a Udesc ficou com o primeiro e segundo lugares e a Unesc, com o terceiro. O desafio proposto aos participantes foi o desenvolvimento de uma ideia de negócio que solucionasse um problema real. As equipes passaram por todas as etapas da criação de um negócio e tiveram a ajuda de capacitações e mentorias.

A partir da observação dos danos causados à saúde mental pela pandemia, a Unesc Tigers elaborou a proposta da startup Psiu, que oferece uma plataforma voltada para colaborar no cuidado da saúde mental dos colaboradores de empresas. Utilizando os conceitos da gamificação e contando com uma equipe com profissionais das áreas de Psicologia, Ciência da Computação, Estatística e Design, a plataforma se vale da analogia de uma floresta para que o RH da empresa avalie as condições de saúde mental dos funcionários: a ideia é que o perfil de cada usuário seja representado por uma árvore, formando assim uma floresta, que pode estar saudável ou não.

O Reuni tem como objetivo estimular a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior catarinenses. A proposta do evento é conectar o conhecimento universitário com demandas reais da sociedade, mentores com experiência de mercado, o ecossistema de inovação e o Governo do Estado, para o desenvolvimento de projetos.

Ao longo do desafio, os times passaram pelas seguintes etapas: Problema; Hipótese de Solução; Pitch (oratória e design da apresentação); Congruência (entre problema e solução) e Inovação. Cada banca avaliadora dos trabalhos foi composta por três profissionais do ecossistema de empreendedorismo e inovação.

O evento é uma realização do Orion Parque Tecnológico, da Prefeitura de Lages, do Governo do Estado, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Rede Catarinense dos Centros de Inovação e da NSC. O evento contou com o apoio do Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

 

(Fotos: Unesc Tigers)

Enviando Comentário Fechar :/