Projeto é lançado com a parceria de duas empresas de nível internacional, Procer e Piql Brasil

A Unesc lançou ontem, último dia de setembro, o Unesc Labs, programa de desenvolvimento profissional, inovação e tecnologia. A oficialização do início do projeto foi realizada no Auditório Ruy Hülse com transmissão ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube. Com 53 anos de história, a Instituição une a expertise conquistada ao longo de sua trajetória com o perfil inovador e o compromisso de estar sempre à frente no que diz respeito ao conhecimento.

Para o fôlego inicial de início do programa a Universidade já conta com duas grandes empresas parceiras: a Procer, Agrointeligência de Pós Colheita, e Piql Brasil, Soluções Tecnológicas de Proteção de Dados, ambas com produtos e perfis inovadores e dispostas a crescer de forma colaborativa. Representantes das organizações participaram do evento e firmaram o compromisso com a ideia que promoverá o desenvolvimento de talentos, o fortalecimento e posicionamento das marcas e a conexão destas com a Universidade e ambientes inspiradores.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o lançamento da noite marca um novo tempo da Unesc de hoje para a Universidade almejada para o futuro. “Nós precisamos ser protagonistas desse movimento, desse cenário que veio já acelerado pela pandemia e nos coloca numa situação de que ou caminhamos nesse passo ou ficaremos para trás. Nossa opção é nos envolver em todos os processos que sejam inovadores e tragam a possibilidade de pensar em outros processos, trazendo a historicidade e a expertise que a Universidade tem”, destacou no evento.

A proposta do Unesc Labs é inédita na Universidade e envolve investimentos do setor produtivo em bolsas e horas docentes, tendo contrapartida a participação da expertise acadêmica na busca de soluções para as situações-problema. O conceito proposto foi apresentado na noite de lançamento pelo gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante.

Conforme Priante, o projeto é baseado nos pilares de desenvolvimento, criação de produtos, design e laboratórios por meio da união entre os times das próprias empresas com equipes formadas por estudantes das mais variadas áreas do conhecimento de graduação e professores. “Será uma experiência baseada em desenvolvimento de tecnologia e inovação, envolvendo ensino, conhecimento, desenvolvimento de competências e gerando novas oportunidades tanto para as empresas parceiras quanto para os acadêmicos envolvidos, que sairão com uma trajetória profissional ainda mais bem embasada dentro desse processo”, explicou.

A mesa de autoridades do evento de abertura do projeto contou ainda com a participação do vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira; do coordenador do curso de Ciência da Computação, protagonista nos primeiros passos do projeto, Luciano Antunes; dos empresários Murilo Schneider, da Procer, e Roberto Carminatti, da Piql; e da diretora executiva da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Maria Julita Volpato Gomes.

Para saber mais sobre a oportunidade basta entrar em contato com a Agência de Inovação, Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Unesc por meio do telefone (48) 3431-2606 ou no endereço aditt@unesc.net.


(Fotos: Décio Batista)

Enviando Comentário Fechar :/