Elume Parque Tecnológico nasce com ocupação quase completa e acordos de cooperação com universidades

Santa Catarina ganha nesta segunda (06) mais um Centro de Inovação com a inauguração, pelo governo do Estado e a prefeitura municipal de Itajaí, do Elume Park Tecnológico. A obra, que teve investimento de R$ 8,7 milhões entre poder público estadual e municipal, tem como objetivo potencializar o cenário de tecnologia e empreendedorismo inovador na região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), que inclui, além de Itajaí, as cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

O empreendimento nasce com praticamente 100% de ocupação e parcerias com instituições de ensino como UFSC, IFSC, Udesc e Univali. “Com mais de 30 termos de cooperação assinados, estamos prontos para transformar nossa região nos próximos anos”, enfatiza Emerson Pereira, diretor executivo do Elume.

Estrategicamente localizada entre os três principais polos de tecnologia do Estado (Florianópolis, Blumenau e Joinville), Itajaí é também um dos principais esteios da economia catarinense: em 2020, teve o maior crescimento do PIB no estado e quinto maior do país, se consolidando entre as 30 maiores receitas nacionais (R$ 33 bilhões).

“Poderemos criar soluções perto de casa, regionalmente, fortalecendo o ecossistema e fomentando as startups. É uma ferramenta de transformação, um projeto que certamente trará bons resultados e vai fazer a diferença no desenvolvimento tecnológico e econômico da nossa região”, afirma o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

“O local é de extrema importância para potencializar o ecossistema da região e fortalecer a Rede Catarinense de Centros de Inovação que já conta com 15 espaços estratégicos pelo Estado”, complementa o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

Esta é uma semana histórica para o ecossistema local: além da inauguração do Centro, a região recebe na sexta (10), o Itajaí Tech Summit, evento realizado pelo Núcleo de Tecnologia e Inovação (NuTI) da Associação Empresarial de Itajaí e Polo Regional ACATE na cidade, com a correalização do Elume.

*Fonte: SC Inova/ Foto: Divulgação/PMI

Enviando Comentário Fechar :/