O comprometimento com o desenvolvimento sustentável garantiu o Selo ODS 2023 para empresas, pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e poder público de Criciúma e região. A renovação do selo comprova que os signatários estão cumprindo os compromissos de adesão ao Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Santa Catarina.
Ao todo, 57 signatários receberam o selo durante evento, na tarde desta quarta-feira, 5, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. Na ocasião, também foram apresentados os novos signatários do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. Quem esteve presente na reunião e ainda recebeu seu selo foi o founder do Circulando.net, Ricardo Lopes.
“Quando olhamos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estipulados em 2015 pela ONU (Organização das Nações Unidas), vimos que é uma agenda de paz, de justiça, de crescimento social, econômico, ambiental e institucional”, destaca o coordenador geral do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS, Fernando Barbosa dos Santos.
“Quando falamos em desenvolvimento sustentável, não é simplesmente a parte ambiental, mas também o direito humano, pensar no futuro e nas pessoas que fizeram parte do nosso passado, nos dando o suporte necessário. Hoje estamos lutando pela construção de uma sociedade melhor, mais justa e mais digna”, acrescenta.
O coordenador também enaltece a importância dos ODS para a construção de uma sociedade mais pacífica e justa. “O ODS 16 refere-se à paz, justiça e instituições eficazes e, para conseguirmos aplicar todos, esse deve vir em primeiro lugar. Precisamos de uma sociedade pacífica e justa para conseguirmos construir o desenvolvimento sustentável e, até 2030, aplicar os 17 ODS Temos pouco tempo, mas vamos conseguir”, entende.
“O Comitê Criciúma é uma referência, está unido e pensando na frente. Agradeço imensamente aos signatários, por estarem conosco neste momento”, conclui o coordenador.
Atualmente, em Santa Catarina existem mais de 1,4 mil signatários do Movimento ODS, distribuídos em 102 municípios e articulados em 14 comitês. O Comitê ODS Criciúma é composto por 83 signatários.
Movimento ODS
O ODS é um movimento social de caráter apartidário, plural e ecumênico. Visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) durante a 70ª Assembleia Geral realizada em 2015, em Nova York.
O intuito é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e nas práticas das organizações, mobilizando todos os setores da sociedade catarinense.
Deize Felisberto
Vanessa Nórdio
Coordenação de Comunicação do Comitê Local de Criciúma do Movimento Nacional ODS
Circulando.net Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X